segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Página - Passo a Passo

Bom dia, povo! Hoje resolvi mostrar pra vocês, o desenvolvimento de uma página de quadrinhos. A primeira fase é a do sketch (ou layout). Infelizmente, eu não disponho do layout dessa página. Vou ficar devendo ;-)

Pois bem. Depois do sketch aprovado, o desenhista vai definir o lápis, como vemos na figura abaixo. Essa página é da edição #02 do Red Tornado e o traço do José Luís, o desenhista titular da série e cearense como eu (acreditem: nós os cearenses vamos dominar o mundo algum dia!) fez uma ótima composição. O lápis dele é bem fácil de se trabalhar, por não ser muito solto e por eu já estar trabalhando com ele há bastante tempo.



Quando o lápis é aprovado, o José envia as páginas a lápis para mim por SEDEX. Ele mora em Itapipoca e os pacotes demoram dois dias pra chegar na minha casa (SEDEX pro mesmo estado e demorar dois dias... vergonha hein, Correios?).


Chega a hora do finalista (eu, muito prazer) de trabalhar com as tintas sobre o lápis do desenhista (figura abaixo). Como eu disse, eu acho o lápis do José bem fácil de se trabalhar. Eu apenas tenho que engrossar o contorno aqui, afinar ali e acrescentar alguns detalhes (porque o finalista tem que mostrar serviço também ;-). Sempre acreditei que o mau finalista não dá a devida atenção aos detalhes. O bom finalista trabalha em todos os detalhes com afinco, mas apenas isso. Mas, o finalista que está no caminho da perfeição, acrescenta sempre mais ao lápis. Eu procuro fazer isso sempre.


Quando a arte-final é aprovada, entra em cena o colorista. Nesse caso, o colorista Guy Major fez um excelente trabalho com as cores, como vocês podem ver.


Bem, é isso. Espero que tenham gostado. Até a próxima postagem.

Nenhum comentário: